O glaucoma é uma doença ocular que causa dano à visão, é caracterizada pela pressão intra-ocular alta, que aumenta a pressão no nervo óptico, desencadeando assim a perda da visão. Nas pessoas, este problema ocorre com a idade, mas nos cães, a doença pode ser adquirida ou hereditária. O procedimento de diagnóstico e tratamento mais eficaz é a realização de testes oftalmológicos regulares, para que a doença possa ser identificada o mais cedo possível.
O que é Glaucoma para Cachorros?
O glaucoma em cães é uma patologia muito grave e dolorosa que causa uma pressão intraocular muito alta, afetando o campo visual e a capacidade de visão. É uma doença que se caracteriza pelo dano permanente dos nervos opticos. Geralmente, o glaucoma é causado pela diminuição do fluxo de humor aquoso, um líquido incolor presente por trás da córnea, que ajuda na refração da luz. Quando o fluxo deste líquido diminui, há um aumento da pressão no interior do olho que causa danos ao nervo óptico.
Como Funciona o Glaucoma para Cachorros?
No glaucoma para cães, muitas vezes o fluxo de humor aquoso é reduzido, resultando em pressão ocular elevada. Algumas vezes, um ou ambos os olhos apresentam uma pressão intraocular alta. Às vezes, o problema pode ser hereditário. Quando o nervo óptico é danificado, causando danos permanentes à visão, o tratamento é difícil e demorado.
Vantagens do Glaucoma para Cachorros
- Um diagnóstico precoce ajuda a evitar a incapacidade visual. Os testes oftalmológicos são cruciais para o tratamento adequado da doença e prevenção de danos permanentes à visão do cão. O tratamento eficaz é realizado através da colocação de lentes ou cirurgia a laser. A arreflexia ou o fenômeno de flare podem ser usados para diagnosticar o glaucoma em cães.
Se você suspeita que seu pet tem glaucoma, entre em contato com o Centro de Apoio e Diagnóstico Veterinário e faça uma cotação. Os profissionais experientes do Centro de Apoio e Diagnóstico Veterinário estão prontos para ajudar a determinar o melhor plano de tratamento para o seu cão. Não deixe seu pet desenvolver a doença, pois isso pode levar à perda parcial ou total da visão.